terça-feira, 15 de outubro de 2019

Ser Professor...

Dia do Professor, dia mais que especial, em específico àquele que se encontra nas Escolas Públicas, porque os desafios são maiores, pois é ele que se depara com as crianças e adolescentes que mais necessitam de cuidados, carinho e afeto; digo isso porque seus pais ou responsáveis trabalham dia e noite para o sustento da família e para pagar o aluguel de um espaço para sobreviver, a grande maioria tem esta trajetória.
Ser Professor num país que não reconhece este profissional é mais que herói, porque os desafios são intensos, somente quem passa pelo chão de uma Escola Pública poderá sentir o que este profissional enfrenta no seu dia a dia.
Ser Professor não são apenas as horas em que se depara com os alunos em sala de aula, breve engano, são 24 horas por dia, porque antes de fechar os olhos para o seu descanso, merecidamente, ele pensa no João, no Pedro, na Maria, na Beatriz... dizendo: "Dona, reza ou ora pelo meu pai, ele está preso, e o pior dona, injustamente". Claro que não são todos que vivem este transtorno, mas uma grande parte tem problemas de ordem econômica e de afetividade.
Ser Professor num país como o Brasil é enfrentar as injustiças de uma sociedade que não valoriza o ser humano, infelizmente, porque este profissional se depara com uma grande parcela de um povo que apenas tem o seu valor em épocas de eleição.
A grande esperança para o nosso país, especificamente, na área da Educação, é que temos pessoas que não desistiram de lutar por uma sociedade mais justa, não estou dizendo que todos devam ser iguais, mas que a equidade contemplada com a justiça devam prevalecer.  Como digo sempre, pagamos impostos altíssimos, ninguém está pedindo esmola, está apenas cobrando o que é de direito, o mínimo, uma Escola Pública de qualidade, em que o Professor possa ser valorizado e não visto como bode expiatório, por falta de iniciativa do Poder Público, bem como, de políticas públicas de qualidade.    
Ser Professor é ainda, carregar em suas costas a CULPA das injustiças de uma minoria que não assume as suas responsabilidades, sendo mais fácil culpar o outro, camuflando assim, o dever de contribuir para uma sociedade mais justa. 
Entretanto, diante das dificuldades você, Professor,  não desiste da missão que a ti foi destinada. 

Parabéns Mestre Com Carinho.   



 (Youtube - Dia do Professor (Música: Ao Mestre Com Carinho)


Publicação: Rute Ripari


Nenhum comentário:

Postar um comentário